Músicas para estudar: Como elas podem afetar seu rendimento? (+5 Playlists prontas)

Tempo de leitura: 8 minutos

Você tem dificuldade para se concentrar nos estudos?

Nosso cérebro é um fanfarrão: na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera com você sem maiores problemas.

Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece que ele trava e fica quase impossível alcançar a concentração.

Em um outro artigo publicado aqui na Mente Livre nós damos 9 Dicas Brilhantes sobre como estudar em casa. (Você não pode ignorar a #4!)  e nele abordamos assuntos sobre o ambiente para estudar e até a organização do material em cima da mesa. Se você não leu, sugiro que leia para melhorar ainda mais os seus estudos!

Agora que você já leu o artigo, está estudando com a sua mesa organizada e um ambiente propício ao estudo. 😛

Então agora você vai colocar uma musiquinha para ajudar na concentração, certo? Calma que não é bem assim…

 

Continue lendo esse artigo para descobrir como a música pode ajudar (para melhor ou para a pior) a sua concentração e consequentemente seu rendimento.

 

 

Musicas para estudar: O ritmo ideal para os seus estudos


musica-para-estudar-ritmo-correto
É fato que cada pessoa tem a sua própria técnica para estudar: alguns preferem estudar sozinhos, em lugares silenciosos, outros gostam de estudar em grupos e há quem prefira revisar o conteúdo ouvindo música(esse é o meu caso).

Coloco a minha playlist com músicas escolhidas à dedo e esqueço o mundo que está a minha volta.

Pense comigo: Qual é sua música predileta?

Lembrou? Agora tente recordar qual foi a última vez que você ouviu ela. Se não faz muito tempo, provavelmente não foi hoje.

E como está o seu dia? Tudo na mais perfeita harmonia ou você gostaria de estar mais feliz?

Diversos estudos provam que ouvir música ajuda a capacidade cognitiva, melhora o humor e traz diversos benefícios.

Afinal quem não gosta de música? Mesmo que você não goste de um determinado estilo musical, tem um ritmo que faz você se sentir melhor, mais inspirado ou até mesmo mais agitado.

Vamos citar um estudo que é bem relevante para nós. Ele fala sobre como  a música que você ouve ao estudar pode melhorar o seu rendimento.

Mas antes se você estiver gostando desse artigo, digite seu e-mail abaixo e seja o primeiro a receber nossos novos artigos por e-mail.

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

 

Musicas para estudar: O trem é bão uai!


musicas-para-estudar-pesquisa
Segundo uma pesquisa britânica financiada pelo Spotify, escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos.

Mas não é só colocar uma música qualquer e esperar atingir bons resultados.

O estilo de música deve ser selecionado conforme o que você for estudar.

A pesquisa mostra que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática.

A pesquisa ainda sugere quais tipos de música você deve (ou deveria) ouvir para cada tipo de disciplina a ser estudada.

Então Vamos lá:

Música para estudar ciências, humanidades e línguas


Canções pop como Miley Cyrus e Justin Timberlake são adequadas.

Porquê essas músicas são adequadas?

A pesquisadora responsável pelo estudo explica que “O lado esquerdo do cérebro processa informações factuais e resolve problemas, que são as habilidades necessárias para quem estuda essas áreas.  Ouvir música com 50-80 batidas por minuto, como ‘We Can’t Stop’, de Miley Cyrus, e ‘Mirrors’, de Justin Timberlake tem um efeito calmante que conduz o cérebro ao pensamento lógico, o que permite à mente aprender e lembrar fatos novos”

Músicas para estudar arte e teatro


A pesquisadora sugere que escutem rock e música pop. Ela explica que “Canções como ‘Firework’, de Katy Perry, e ‘I Can’t Get No (Satisfaction)’, dos Rolling Stones, produzem um estado de excitação da mente que estimula a performance criativa”

Resumindo, cada estilo musical provoca um tipo de retorno comportamental no nosso cérebro!

Mas agora você deve estar se perguntando…Onde eu vou arrumar essas músicas?

Não se preocupe e leia o próximo item!

 

Músicas para estudar: Playlists prontas no Spotify


musicas-para-estudar-playlists-prontas-spotify-1

Você provavelmente deve conhecer o Spotify, estou correto?

Caso você não conheça, o Spotify é uma plataforma de streaming de música. Nele estão à sua disposição milhares de músicas dos mais variados tipos esperando apenas para serem ouvidas.

Basta acessar o site do Spotify, realizar seu cadastro e aproveitar. Ele tem dois planos: o gratuito e o pago. O gratuito você usa normalmente e ouve suas músicas, porém as vezes aparecem alguns anúncios. Já o plano pago, além de não serem exibidos anúncios, você pode fazer o download das músicas e ouvi-las offline.

Eu utilizo o Spotify desde quando ele entrou aqui no Brasil em maio de 2014. E isso me deu tempo de descobrir muitas músicas que eu sequer imaginava que existiam.

Eu sigo muitas playlists no Spotify, cada uma pra um humor ou atividade minha. E até criei a minha própria playlist com músicas que me inspiram e me fazem bem (você terá acesso à ela logo abaixo).

Então bora lá.

Essas playlists que sugiro abaixo não são de responsabilidade minha, exceto a que eu criei, e estão abertas para qualquer um ouvir.

Lembrando que para ouvir as músicas você tem que estar registrado no Spotify. Basta clicar aqui pra se registrar.

 Faça bom proveito!

 

Playlist Brain Food


Com 86 músicas totalizando 6 horas e 44 minutos de duração, essa playlist tem predominância em músicas que aumentam o seu foco e relaxam o seu cérebro.

Para acessá-la pelo aplicativo, clique nesse link.

 

Playlist Intense Studying


Com 138 músicas totalizando 14 horas e 51 minutos de duração, essa playlist tem predominância em músicas clássicas para que você não perca o foco enquanto estuda intensamente.

Para acessá-la pelo aplicativo, clique nesse link.

Playlist Re-Energize


Com 67 músicas totalizando 4 horas e 8 minutos de duração, essa playlist tem uma mescla de vários estilos musicais. O objetivo dela é deixar você mais animado, no trabalho ou nos estudos.

Para acessá-la pelo aplicativo, clique nesse link.

Playlist Acorda! Maestro Billy


Com 188 músicas totalizando 11 horas e 43 minutos de duração, essa playlist é uma playlist motivacional que carrega várias músicas que segundo o autor, fazem você começar o seu dia bem.

Para acessá-la pelo aplicativo, clique nesse link

 

Playlist Inspiring Smile


Com 69 músicas totalizando 4 horas e 25 minutos. Essa é a playlist que eu criei. Ouço ela principalmente quando preciso de inspiração e concentração. E inclusive, quase todos os artigos escritos aqui na Mente Livre foram escritos ouvindo essa playlist. Eu atualizo ela constantemente com músicas que eu encontro nesse mar de músicas do Spotify.

Para acessá-la pelo aplicativo, clique nesse link aqui

Conclusão e Recapitulando


musicas-para-estudar-destaque

 

Vimos que o estilo da música que ouvimos estimula nosso cérebro a mudar de comportamento. E que existem musicas que aumentam nossa concentração e nossa criatividade.

Mas, sabemos que o ser humano é muito complexo é ainda não inventaram um manual de instruções para ele mesmo.

Então, o efeito da música no desempenho do seu cérebro varia de pessoa para pessoa. Assim você tem a importante missão de descobrir qual música funciona para você.

Faça vários testes. Você está com a faca e o queijo na mão!

Se você conhece um amigo ou alguém que pode se beneficiar desse artigo, faça um favor para ele (e para mim) compartilhe esse artigo nas redes sociais.

Eu adoraria ler o seu comentário à respeito desse artigo. Você tem músicas preferidas para estudar? Tem uma playlist também? Compartilhe com a gente nos comentários!

Vamos juntos compartilhar o conhecimento!

E pra finalizar, espero que você fique muito mais happy com o seu Spotify!

E lembrando de que se você gostou desse artigo e quer mais artigos sobre carreira e estudos, não deixe de colocar seu e-mail abaixo e ser o primeiro a receber novidades que só o pessoal que assinou a lista recebe!

Bons estudos!

Fique Atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Fontes: http://elitedaily.com/music/music-news/listening-to-music-while-you-study-makes-you-smarter/ (em inglês)

*Esse artigo não é um artigo patrocinado e não temos nenhuma ligação com o Spotify.